Atributos
Ao criar o personagem você nota que existem 5 atributos (FOR, INT, DES, CON e CAR) que são usados para representar o personagem. No entanto esses atributos geralmente não são usados em rolagens e sim Os Modificadores. Existe uma tabela para decidir o modificador baseado no valor do atributo.
Segundo Aviso: ATRIBUTO BASE SÓ É USADO PARA DEFINIR O VALOR DO MODIFICADOR! ELE NÃO É USADO EM NENHUMA CONTA! SEMPRE USE O MODIFICADOR EM CONTAS!
Força (FOR): Força é o atributo geral usado para ataques com armas corpo a corpo e testes físicos.
Intelecto (INT): Intelecto é o atributo geral usado para efetividade das magias, MC e diversos tipos de habilidades.
Destreza(DES): Destreza é o atributo geral usado em iniciativa, AC e ataques com armas à distancia.
Constituição (CON): Constituição é o atributo geral usado em HP e HC.
Carisma (CAR): Carisma é o atributo geral que influencia em habilidades sociais.
Valor | Modificador | Valor | Modificador |
1 | -5 | 16-17 | +3 |
2-3 | -4 | 18-19 | +4 |
4-5 | -3 | 20-21 | +5 |
6-7 | -2 | 22-23 | +6 |
8-9 | -1 | 24-25 | +7 |
10-11 | 0 | 26-27 | +8 |
12-13 | +1 | 28-29 | +9 |
14-15 | +2 | 30 | +10 |
Aventureiros conseguem chegar até 20 em seus atributos base. Monstros poderosos e lendários podem chegar ao incrível valor de 30 nos atributos.
Habilidades
Além dos atributos, personagens tem habilidades, valores que indicam a capacidade deles de resolver certos tipos de problemas usando conhecimentos específicos. Existem 4 habilidades: Físico, Técnica, Sabedoria e Comunicação. O valor dessas habilidades é usado em rolagens com o D20 para definir o sucesso de uma ação.
Físico (FIS): Usado em testes de Atletismo. Atributo Chave: FOR.
Técnica (TEC): Usado em testes de Acrobacia, Furtividade, Condução e Prestidigitação. Atributo Chave: DEX
Sabedoria (SAB): Usado em testes de Conhecimento, Percepção, Investigação, Medicina, Sobrevivência e Intuição. Atributo Chave: INT
Comunicação (COM): Usado em testes de Atuação, Persuasão, Manipulação, Intimidação e Socialização. Atributo Chave: CAR
As suas rolagens de habilidade sempre vai seguir a seguinte fórmula: D20 + Habilidade + Proficiência + Bônus*
Esse valor de proficiência é definido pelo seu level atual de acordo com a seguinte tabela:
Level | Proficiência | Level | Proficiência |
1-4 | +2 | 13-16 | +5 |
5-8 | +3 | 17-20 | +6 |
9-12 | +4 |
*Esse valor de bônus se refere a qualquer outra coisa que esteja te dando um bônus no momento como efeito de magias ou Skills de classes.
Proteção
Nesse jogo todo o tipo de proteção é passivo em via de tornar o jogo muito mais rápido e dinâmico. Existem 3 tipos de proteção (MC, AC e HC) que são baseados nos atributos Intelecto, Destreza e Constituição, respectivamente.
Magic Class (MC): É a resistência do personagem à efeitos mágicos ou sobrenaturais. A fórmula é MC = 8 + int + Proficiência.
Armor Class (AC): É a proteção contra ataques desferidos à você (físicos ou à distância). Caso você não esteja usando nenhum tipo de armadura a fórmula é AC = 10 + dex + Proficiência.
Health Class (HC): É a resistência a doenças, ferimentos e venenos. A fórmula é HC = 8 + con + Proficiência.